quarta-feira, 28 de março de 2012

Por Tierras de Jara - Treino Convívio

Em 2009 comecei a praticar atletismo... e conheci uma modalidade que é a corrida por trilhos em pleno contacto com a natureza. A cada prova que ia ficava maravilhado; que sítios, que percursos maravilhosos. Este desporto é aquilo que eu sempre quís fazer: alia a corrida ao contacto com a natureza e proporciona grande convívio entre os participantes; além disso ficas a conhecer imensos locais neste país magnífico que nós temos.
Só havia algo que me deixava triste: em Barrancos não tinha aquelas montanhas, aqueles trilhos... que pena!!!! Lá treinava eu no alcatrão ou em largos estradões de terra batida.
Fui fazendo alguns bons amigos e a todos os locais onde me deslocava era recebido da melhor forma possível... queria retribuir... mas trazer estes amigos a treinar no alcatrão não era boa ideia!!! Um dia, numa amena cavaqueira, com dois grandes senhores desta modalidade, sugeriram-me que fizesse um treino entre o Castelo de Noudar e Barrancos, mas sem ser pela estrada principal... estão loucos (pensei eu)... por ali não se passa!!! Não? Fui explorar a zona e fiquei fascinado: grandes trilhos que aqui há. Quando os descrevi, o Victor Ferreira perguntou-me se tinha descoberto o céu!!!! Quando vieram cá alguns amigos penso que gostaram bastante, e são atletas que já percorreram muita coisa por essa Europa fora.
Este ano decidi fazer um Ultra Treino com um mínimo de 60 kms. Básicamente, para quem conhece, vamos de Barrancos até ao Castelo de Noudar pelas Mercês; depois vamos do Castelo de Noudar à Ermita de Flores, passando pela Coitadinha, Pipa e Ribeira do Cadaval; da Ermita de Flores vimos até Barrancos, sempre por trilhos. A segunda parte vai de Barrancos até o Mirante de Encinasola, via CansaLobos; do Mirante vamos até aos Picos de Aroche, Convento da Tomina, Mirante da Contenda e Barrancos... cansados?!!!!
Estive a explorar este percurso e já vou no Mirante de Encinasola. O que eu quero dizer é que este percurso é um Hino ao Património Natural e Cultural. Como é que eu nunca tinha passado por alguns locais que são simplesmente tesouros escondidos? Não dá para descrever o percurso... tenho fotografias mas não retratam o que se sente nalguns destes sítios... MAGNÍFICO.
Seremos muitos poucos aqueles que no dia 28 de Abril vamos ter o previlégio de fazer este percurso que é muito, muito bom. Tem mais dos 60 kms pensados mas não vai haver cansaço certamente.
Conclusão: afinal em Barrancos há trilhos, há percursos... e que trilhos, e que percursos!! Posso cá receber amigos que queiram vir treinar... posso retribuir tudo aquilo que tenho recebido. Dia 28 de Abril vai haver um treino aberto a quem quiser participar. Mas quem não puder vir nesse dia, venha quando quiser... apareçam quando quiserem. Isto é LINDO. E o melhor de tudo é que ainda tenho tanto para explorar, tanto para descobrir. Barrancos é pequeno? EM BELEZA E RIQUEZA AMBIENTAL É ENORME.
Amigos fico à vossa espera... EU ESTOU EXTASIADO.

Sem comentários:

Enviar um comentário