segunda-feira, 19 de março de 2012

XX Maratona de Badajoz

         Esta foi a minha terceira maratona, e seria a primeira onde o único objetivo não era terminar. Gostaria muito de fazer 3.30 horas, mas baixar das 3.45 horas era o objetivo mínimo a alcançar.
         Levantei-me às 5.30 horas, aprontei-me e às 6.15 horas lá fui para Badajoz na companhia da Cristina. Tomei de pequeno almoço uma sandes de marmelada com um copo de leite e uma popia. O sol nasceu íamos chegando a Oliva de la Frontera e a viagem até Badajoz foi rápida. Procurei o Vitorino que tinha recolhido o meu dorsal, cumprimentei-o e voltei para o carro para me preparar. Muita vaselina nos pés e nos mamilos, uma dose de bebida isotónica, duas pastilhas de isostar e um pequeno aquecimento. Encontrei o António Almeida e lá tirámos a fotografia de equipa do Mundo da Corrida.
         Havia muitos portugueses a participar, até parecia que estávamos em casa. Depois de alguns cumprimentos eram 8.30 horas, tempo de partida. Após o sinal de partida coloquei o ritmo de 5min/km. O ritmo estava a ser bastante confortável mas pela frente tinha muitos quilómetros, por isso nada de aventuras. A primeira parte ao longo de uma grande avenida que ladeia o rio Guadiana, ora no sentido Badajoz / Elvas, ora no sentido contrário foi feita de forma muito agradável dentro do ritmo previsto. Rapidamente estávamos a passar a ponte, local mais bonito da prova, e no final lá estava uma grande claque portuguesa e espanhola. Grande apoio. Sentia-me mesmo muito bem… por vezes apetecia-me acelerar mas sabia que tinha de me conter. Entrei na parte menos agradável, entre o quilómetro 11 e 14, mas a companhia de atletas portugueses ajudou a passar este bocado. Novamente no interior de Badajoz e com um percurso ligeiramente a baixar acelerei até à passagem na meta à meia maratona. Não sei ao milímetro o tempo de passagem mas rondaria 1.43h. Continuava muito bem, só sentia uma ligeira dor muscular nos músculos da coxa, mas de resto a coisa estava bastante bem.
         Entro na segunda volta muito fresquinho. Para quem terminou as últimas duas meias maratonas de rasto isto estava a correr muito bem. Fui passando por alguns atletas e pensando que bateria o meu record pessoal sem problemas (3.52h). Até ao quilómetro 30 vou mesmo muito bem, passo a ponte e sigo a bom ritmo… entre o quilómetro 32 e 35 começo a perder o bom humor… sinto que finalmente vou ter de sofrer e sofri bastante a partir do quilómetro 35. Só faltavam sete quilómetros… digamos que faltam 5 de sofrimento e 2 de glória!! Fui-me arrastando, de cara fechada, sem agradecer os estímulos vindos do público; pedia desculpas para dentro mas não conseguia agradecer. Consegui no entanto manter um ritmo aceitável por volta dos 5.30/km… e a meta já lá estava com 3.33.24… ainda pensei parar para fazer 3.33.33!!!
         Não consegui baixar as 3 horas e meia mas fiquei muito feliz com a minha prova. Disfrutei muito até ao quilómetro 32; a nível de estrada foi a prova onde me senti mais bem e foram 32 kms de puro prazer: falei com colegas de prova acenei e agradeci o apoio do público, disfrutei da paisagem e percebi o porquê desta prova ser tão agradável: afinal Badajoz é uma cidade bonita e o percurso bastante interessante.
         Após a prova tomei o duche e regressei a Barrancos. Peço desculpa por não ter assistido à cerimónia de entrega de prémios, completamente dominada pela armada lusitana, mas tinha de estar cedo em casa.
         Termino, dizendo mais uma vez que aconselho esta maratona a todos os meus amigos. Para o ano lá espero voltar para a XXI Maratón de Badajoz.

Sem comentários:

Enviar um comentário